Equipe
O iLAB dá suporte às disciplinas de graduação que têm por finalidade a capacitação na aplicação das técnicas e procedimentos metodológicos específicos da documentação científica por imagem e também atende às demandas dos Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas de pós-graduação. Dessa forma, a equipe do iLAB é composta por professores, técnicos, alunos de graduação/pós-graduação, pesquisadores e colaboradores internos e externos à UFMG.
Coordenação
Alexandre Leão
Alexandre Leão é professor Associado de Fotografia do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. Pós-doutor (professor visitante) pela Universidade de Leeds – Escola de Design – Ciência das cores (2018-2019), Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2011) com ênfase em Tecnologia da Imagem, Mestre em Artes Visuais (2003-2005) pela mesma instituição, Graduado em Engenharia Industrial mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993). Atua profissionalmente e coordena projetos em fotografia, digitalização, gerenciamento de cores para imagens digitais, documentação científica por imagem de bens culturais, reprodução de cores por dispositivos digitais, colorimetria aplicada e atividades correlatas. Ministra e coordena cursos de extensão pela UFMG na área de imagens digitais. Atuou como professor convidado da ACADEPOL – Academia de Polícia Civil de Minas Gerais na área de fotografia criminal com enfoque na documentação de interesse policial. Na área de documentação científica de bens culturais, utiliza luz visível, ultravioleta, infravermelho, RTI, imagens multiespectrais e outras técnicas. Membro do ICOM (International Council of Museums), da IS&T (Society for Imaging Science and Technology), da ANTECIPA (Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio), da ProCor (Associação ProCor do Brasil) e parceiro do CECOR (Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis). Atualmente é coordenador do iLAB – Laboratório de Documentação Científica por Imagem, situado no CECOR/EBA/UFMG; coordenador do Estúdio de Fotografia da Escola de Belas Artes e Lider do Grupo de Pesquisa no CNPq: Imagem Científica.
Docente:
Luiz Antônio Cruz Souza
Luiz Souza possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Química-Ciências e Conservação de Bens Culturais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), com trabalho experimental realizado no IRPA (Institut Royal du Patrimoine Artistique, Bruxelas, Belgica) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com trabalho experimental realizado junto ao Getty Conservation Institute, em Los Angeles, USA. Ex-bolsista CAPES Senior – Estágio Pós-Doutoral, na Universidade de Perugia, junto ao Centro SMAArt – Scientific Methodologies applied to Art and Archaeology, sob a coordenação do Prof. Antonio Sgamellotti (2014). É Professor Permanente do PPGArtes – Programa de Pós-Graduação em Artes (M, D; Escola de Belas Artes – UFMG), e do PACPS – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável – CAPES Interdisciplinar (M, D; Escola de Arquitetura, UFMG). Atualmente é coordenador do LACICOR – Laboratório de Ciência da Conservação, vinculado ao CECOR – Centro de Conservação de Bens Culturais, e ao curso de Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, na Escola de Belas Artes da UFMG, onde é Professor Titular.
Pesquisadores
Paulo Baptista
Paulo Baptista é Fotógrafo e professor na Escola de Belas Artes da UFMG (1993-2019). Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), Mestre em Artes Visuais (UFMG, 2001). Graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980). Professor Associado no Departamento de Fotografia e Cinema da EBA/UFMG e pesquisador na área da Fotografia, com ênfase em Fotografia e Meio Ambiente, Processos Digitais em Fotografia e Documentação Científica do Patrimônio Cultural e Natural. Tem fotografias nos acervos de instituições como o Museu de Arte de São Paulo – Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, Museu de Fotografia de Curitiba e Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte.
Colaboradores (Atuais)
Cláudio Nadalin Vaz da Costa (desde 1994 a atualmente)
Cláudio Nadalin é bacharel em Design Gráfico pela UEMG (2009), Especialista em Ensino de Artes Visuais (2013) e mestrando em Artes Visuais pela UFMG . Atua como fotógrafo de Bens Culturais do CECOR, Centro de Conservação e Restauro da Escola de Belas Artes – UFMG desde 1994. Tem experiência profissional nas áreas de Artes, Fotojornalismo e Ensino, com ênfase em Fotografia. Atua como professor de Fotografia no curso de especialização em Conservação Preventiva dos Bens Culturais Móveis Eclesiásticos da PUC Minas, na Pós-graduação em Restauro de Esculturas na Universidade Santa Úrsula de São Paulo e no curso de Restauração em Pintura sobre Cavalete no Museu de Arte Sacra em São Paulo. Atualmente é professor voluntário na disciplina Iniciação à Fotografia de Moda na Escola de Belas Artes da UFMG. Participou de exposições individuais e coletivas como: Projeto Gabinete do Prefeito no CRAV em Belo Horizonte – 2000; do ensaio ‘Oh, Minas Gerais…’ na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2016 e de alguns concursos de Fotografia. Mestrando em Artes, pela Escola de Belas Artes (UFMG).
Alexandre Oliveira Costa (desde 2012 a atualmente)
Alexandre Oliveira Costa tem experiência na área de Artes Visuais, Joalheria autoral, Ourivesaria, Fotografia e Documentação Científica por Imagem. Bacharel em Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa Imagem Científica/UFMG, coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Cruz Leão. Colaborador no Laboratório de Documentação Científica por Imagem da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (iLAB/EBA/UFMG); Pesquisador voluntário no Projeto: Imagem Científica Multiespectral e colorimetria; colaborador no Laboratório de Arqueometria e Preservação em Arqueologia do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (LAPA/MHNJB/UFMG); Detentor do Prêmio de Escultura no IV Salão Nello Nuno de Artes Plásticas – Universidade Federal de Viçosa/Fundação Clóvis Salgado -1981. Detentor do Prêmio Luiz de Castro Faria – VI Edição/2018 – Categoria Artigo Científico – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN.
Danielle Luce Cardoso (desde 04/2012 a atualmente)
Danielle Luce é bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (2016), graduada pela Escola de Belas Artes da UFMG com trabalho de pesquisa relacionado à área de Documentação Fotográfica de Bens Culturais Utilizando Luz Visível. Trabalha como colaboradora no Laboratório de Documentação Científica por Imagem – iLAB, na Escola de Belas Artes e é integrante do Grupo de Pesquisa no CNPq: Imagem Científica, liderado pelo Prof. Dr. Alexandre Cruz Leão.
Cláudia Ferreira Lima Costa (desde 2019 a atualmente)
Cláudia Costa possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Atualmente é professora da ESCOLA THEODOR HERZL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Geral – Educação básica. Aluna do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (UFMG), entrada em 2017. Colaboradora voluntária no Projeto de Extensão Acervo F – Acervo de Equipamentos Fotográficos, que tem como principais objetivos: pesquisar, reunir e colocar em exposição equipamentos de fotografia na Escola de Belas Artes da UFMG, como forma de preservar a memória das tecnologias envolvendo a fotografia; promover a organização do acervo existente, a inclusão de novas peças mediante campanhas de doação, a seleção, identificação e pesquisa histórica das câmeras e acessórios; e realizar intervenções de conservação e guarda de acervo, produzir documentação e programas de exposições em diferentes modalidades.
Luiz Henrique Romanhol Ferreira (desde 11/2021 a atualmente)
Luiz Henrique é estudante de Ciência da Computação interessado em impressão 3D, visão computacional e design paramétrico, com foco em algoritmos aplicados a imagens, modelagem tridimensional e música.
Atua como desenvolvedor para a criação de um aplicativo que detecta e corrige as cores de uma foto, ao identificar a presença de cartela de cor na fotografia, no iLab.
Bianka Karoline Santos (desde 2022 a atualmente)
Bianka Karoline Santos é licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Moveis também pela a UFMG e integrante do Laboratório de Documentação Científica por Imagem da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (iLab/EBA/UFMG). Membro do Grupo de pesquisa no CNPq – Imagem Científica. Iniciação Científica Voluntária no Laboratório de Documentação Científica por Imagem (iLab).
Larissa Lorrane Silva Oliveira (desde 02/2024 a atualmente)
Larissa Oliveira é graduanda em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG, atuando como monitora voluntária nas disciplinas de Fotografia A. Bolsista de extensão do Projeto de Exposição “Por Elas, Com Elas”, atuando no Núcleo da Conservação-Restauração de Bens Culturais. Conservadora-Restauradora de Bens Culturais Móveis no Ateliê de Restauração/ Núcleo de Gestão de Acervos Museológicos da Diretoria de Museus (localizado no Museu Mineiro), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Conservadora-Restauradora voluntária no Núcleo de Memória e Restauração do Espaço Comum Luiz Estrela (desde 2022) e Produtora de Conteúdo voluntária sobre a Regulamentação da Profissão do Conservador-Restaurador de Bens Culturais Móveis e Integrados, na Comissão do Projeto de Lei 1183/2019.
Marjorie Pinheiro Silva (desde 04/2024 a atualmente)
Marjorie Pinheiro é graduanda em Artes Visuais, com foco no percurso de Pintura, e em Fotografia Audiovisual. Atualmente é Monitora da disciplina Fotografia A (Documentação Científica por Imagem de Obras de Arte e Bens Culturais), ministrada no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Minas Gerais.
Kethlin da Cunha Barroso (desde 06/2024 a atualmente)
Kethlin Barroso está cursando Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, com foco nos percurso de Pintura, e em Fotografia. Bolsista do projeto “Multiespectral”.
Colaboradores (Anteriores)
Maria Cecília Almeida Marques (de 08/2023 a 12/2023)
Maria Cecília é graduanda do curso de Farmácia da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (2022 – atual). Pesquisadora Bolsista (iniciação científica) no projeto de desenvolvimento e caracterização de hastes metálicas com revestimento polimérico para potencial aplicação ortopédica (2024 – atual). Foi pesquisadora bolsista (iniciação científica) no projeto de pesquisa: Modernização e ampliação de técnicas e tecnologias no âmbito das imagens científicas multiespectrais (2023 -2023) . Neste projeto atuou na área de Gerenciamento de Cores (Color Management) e foi membro do grupo de pesquisa no CNPq: Imagem Científica.
Ana Carolina Rodrigues Brunetto (de 2022 a 2023)
Ana Carolina Rodrigues Brunetto é graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui certificado Cambridge de fluência na língua inglesa e participou como colaboradora no Laboratório de Documentação Científica por Imagem da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (iLab/EBA/UFMG).
Camila Borges de Carvalho (de 2022 a 2023)
Camila Borges tem experiência na área de Artes Visuais. Graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Cursando curso básico de Expografia, fornecido pela FCS (Fundação Clóvis Salgado), por meio do CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica). Concluiu curso básico de Curadoria fornecido pela FCS, por meio do CEFART. Participou da mostra virtual CHAMA: tramas (Mostra da Escola de Artes Visuais do CEFART), com ênfase nas práticas curatoriais. Participou como colaboradora no Laboratório de Documentação por Imagem do EBA (Escola de Belas Artes) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais.
Marina Rozendo Silva (de 2022 a 2023)
Marina Rozendo possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela mesma instituição. Atualmente é graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais e foi colaboradora voluntária do iLab em Iniciação Científica Voluntária “Imagem Científica Multiespectral e Colorimetria: resgate de registros apagados em superfícies planas”.
Thalita Pereira Braga (de 2020 a 2022)
Thalita Braga possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (2017) onde atuou como bolsista de Monitoria no projeto A Sociologia Clássica e a Realidade Brasileira Atual: da teoria à prática, sob gerência do departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais. Graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (2023), na Universidade Federal de Minas Gerais onde foi, de 2020 à 2022 voluntária no Projeto Acervo F – Acervo de Equipamentos Fotográficos e integrante do Grupo de Pesquisa Imagem Científica, ambos vinculados à Escola de Belas Artes da UFMG.
Iara Luiza Ferreira Gomes (de 2018 a 2020)
Iara Gomes é graduanda em Publicidade e Propaganda pela UFMG. Foi membro do Laboratório de Documentação Científica por Imagem – iLab, no projeto de Iniciação científica voluntário intitulado “Desenvolvimento de sistema automatizado para análise qualitativa da reprodução de cores de imagens geradas pelos smartphones” e dentro do projeto de extensão de Orientação Gratuita – Fotografia Digital e Imagem Científica, na Escola de Belas Artes. Técnica em Comunicação Visual pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais -SENAI- concluído em 2016. Fundadora, majoritária e gestora na TRIBO Produtora Independente.
Samara Santos Asevedo (de 2017 a 2018)
Samara Asevedo é bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (2018) e Técnica em Museus pela ETECPJ (2011). Principais áreas de pesquisa se concentram em museologia, Conservação-Restauração de livros e documentos, conservação preventiva, documentação museológica. Experiência com catalogação de acervos, laudos de conservação, mediação, montagens de exposição, produção de montagens, restauração de obras de arte sobre papel, restauro de livros e documentos, acondicionamento, conservação preventiva de acervos e documentação museológica.
Matheus de Sousa Cardoso (de 2016 a 2018)
Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (2018) com formação complementar em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharelado em Artes Plásticas (2019) pela Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). De 2016 a 2017 foi Monitor de fotografia do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2018, foi bolsista do Projeto de Extensão “Orientação Gratuita – Fotografia Digital e Imagem Científica”, Projeto aberto para a comunidade ao qual o professor em conjunto dos alunos, prestavam o serviço de orientação em questões relacionadas a fotografia digital e imagem científica.
Adriano de Souza Bueno (de 2015 a 2016)
Adriano de Souza Bueno é licenciado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (Paraná) e possui Especialização em Metodologia da Ação Docente pelo departamento de Educação da mesma instituição. Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde pesquisou, em seu trabalho de conclusão de curso, a implementação e a aplicabilidade da técnica RTI (Reflectance Transformation Imaging), como uma dentre as demais técnicas de documentação aplicadas e desenvolvidas pelo Laboratório de Documentação Científica por Imagem (iLab), sob coordenação e orientação do Prof. Dr. Alexandre Leão. Atualmente é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural.
Viviane Tabosa de Sousa (de 2013 a 2020)
Viviane é graduada em Artes Visuais na Escola de Belas Artes pela UFMG, com Habilitação em Artes ênfase em Fotografia. Atua na área de tratamento e manipulação de imagens desde 2007 e como fotógrafa profissional desde 2011. Atualmente Integrante do Grupo de Pesquisa no CNPq: Imagem Científica, liderado pelo Prof. Dr. Alexandre Cruz Leão. Ministra aulas particulares de Photoshop e Lightroom, oferece consultorias de tratamento de imagens e fotografia. Trabalhou na Escola de Imagem Belo Horizonte de 2017 a 2020. Trabalhou no iLAB – Laboratório de Documentação Científica por Imagem – na UFMG com captura e pós-produção de fotografias de Obras de Arte. Entre as diversas exposições que participou estão Entre-linhas, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti em 2013; Livro Violado, na Galeria Espaço Arte-educação na Faculdade de Educação (FAE) em 2014; e Foto-topólogos, no Espaço F na Escola de Belas Artes em 2017.
Heloísa Maria Nascimento Martins (de 2012 a 2016)
Heloísa Martins é bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018) com ênfase em preservação do patrimônio imaterial e fotografia científica. Realizou intercâmbio pelo projeto Patrimônio Cultural e Sustentabilidade – CAPES/AULP, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (2015). Possui especialização em Medicina Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya (2018-2020). Em 2012, foi bolsista do Projeto de Extensão “Orientação Gratuita sobre Documentação Científica por Imagem de Bens Culturais”, que tinha como objetivo orientar gratuitamente pessoas físicas ou jurídicas em questões vinculadas à tecnologia da imagem..
Flávia Alves de Alcântara (de 03/2011 a 12/2013)
Flávia Alcântara é bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Possui experiência em Conservação-Restauração de papel, pintura, escultura policromada, elementos artísticos integrados, inventário e catalogação de acervos e documentação científica por imagem de bens culturais. Atualmente, atua como Analista Técnica na Gerência de Elementos Artísticos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA, com análise e elaboração de projetos de conservação e restauração de elementos artísticos móveis e integrados, acompanhamento e fiscalização de obras de restauração de bens culturais, levantamento do estado de conservação de um bem, vistorias de apoio técnico e elaboração de fichas de inventário.
Bárbara Mesquita dos Santos Gomes (de 06/2009 a 05/2011)
Possui graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e é especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA (2015). É Conservadora-Restauradora autônoma, atuando na elaboração de projetos de restauração, laudos técnicos, exposições, inventários, documentação fotográfica e restauração de bens culturais móveis. Trabalhou com tratamento da documentação científica por imagem: em estágio voluntário no iLab, de manuscrito em papel em junho de 2009; bolsista no projeto “Memória, Acervo e Arte”, de dezembor de 2009 a fevereiro de 2010; estágio voluntário nas dependências do Museu Casa do Padre Toleto, em Tiradentes, MG, em março de 2010; estágio voluntário nos painéis Guerra e Paz de Candido Portinari geradas em trabalho realizado no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, RJ, em 2011.